Cirurgia da Endometriose

O que é Endometriose?

A endometriose é uma doença de caráter inflamatório, caracterizada pelo crescimento das células do endométrio na cavidade abdominal, células estas que deveriam estar restritas à cavidade uterina.

Os estudos mostram a prevalência da endometriose em 10% das mulheres em idade reprodutiva, sendo essa a principal causa de infertilidade nas mulheres (cerca de 50%).

A principal teoria da origem do tecido endometrial na cavidade abdominal é embriológica (desde que nascemos), esse tecido sofre ação do estrógeno e passa a crescer após a primeira menstruação (menarca) e somente deixa de evoluir após a menopausa, causando assim dor e inflamação sendo o sintomas mais prevalente e notável a cólica menstrual de forte intensidade.

Quais são os Principais Sintomas da Endometriose?

cólica menstrual intensa (dismenorreia)

cólica menstrual intensa (dismenorreia)

dor na relação sexual (dispareunia)

dor na relação sexual (dispareunia)

infertilidade

infertilidade

fadiga, Dor Lombar

fadiga, Dor Lombar

dor para urinar

dor para urinar

sintomas gastrointestinais

sintomas gastrointestinais

Como é feito o Diagnóstico da Endometriose?

Como cirurgião da endometriose, devemos primeiramente acolher e entender quais são os sintomas e as particularidades de cada paciente, visto que a doença se comporta e gera sintomas diferentes caso a caso.


A principal ferramenta para o diagnóstico é feita via ressonância nuclear magnética ou ultrassonografia pélvica transvaginal com preparo intestinal, sempre com equipe radiológica especializada no rastreio da endometriose.

Endometriose tem Tratamento?

Após o diagnostico firmado, se faz necessário definir uma estratégia de tratamento cirúrgico adequado e individualizada para cada paciente, visto que a endometriose pode atingir diversos órgãos da cavidade abdominal e pelve.

Na grande maioria dos casos, o tratamento cirúrgico é definitivo cursando com melhora das dores e aumento expressivo da fertilidade. Entretanto, uma equipe especializada e dedicada ao tratamento da endometriose se faz necessária para a retirada completa de todas as lesões, obtendo assim o sucesso esperado sem uso de hormônios ou inserções de DIU no pós-operatório.

O tratamento clínico como coadjuvante envolve assistência da equipe multidisciplinar, o uso de dieta anti-inflamatória, exercícios físicos, fisioterapia pélvica ajudam a controlar os sintomas da doença, assim como medicações analgésicas anti-inflamatórios e hormonais ajudam as pacientes em momentos de crise, porém não evitam a progressão da doença tão pouco sua cura.

Cada paciente necessita de um tratamento individualizado. Para que possamos avaliar seu caso, entre em contato conosco clicando no botão abaixo!

Principais Dúvidas

O convênio cobre minha cirurgia?

Sim, atendemos e realizamos a cirurgia da endometriose com auxílio do seu convênio. Consulte nossa equipe de atendimento para uma avaliação da cobertura do seu convênio.

Precisa usar bolsa de colostomia depois da cirurgia de endometriose intestinal?

Não, em nossa equipe usamos 2 técnicas para ressecção intestinal onde não é necessário o uso de bolsa de colostomia.

Endometriose dói?

Sim o tecido de endometriose é estimulado pela ação dos hormônios do ciclo menstrual, principalmente o estrógeno. Isso provoca uma reação inflamatório causando dor abdominal e pélvica no período pré-menstrual, menstrual e ovulatório.

Endometriose causa infertilidade?

Com certeza, a endometriose é a principal causa de infertilidade feminina. O tecido de endometriose desenvolvendo na cavidade pélvica torna o ambiente muito hostil a fertilidade, toda essa inflamação local cursa com dificuldade na fecundação do ovulo e baixa qualidade qualidade do ovulo e espermatozoide.

Adolescentes podem ter endometriose?

Sim. Por ser uma doença que se origina na formações do embrião, cólicas menstruais fortes em adolescentes muitas vezes significam que o tecido de endometriose esta respondendo aos hormônios do ciclo menstrual.

Quem tem endometriose sempre tem dificuldade para engravidar?

Metade das mulheres com endometriose conseguem engravidar ao longo da vida, porém não podemos esquecer que infertilidade feminina é diagnosticada após 1 ano de tentativa de engravidar sem sucesso.

A endometriose é hereditária?

Filhas de mulheres com endometriose tem maior chance de desenvolver a doença.

Veja o que Nossas Pacientes dizem sobre o Tratamento

Agende sua consulta com a Dr. José Eduardo!

Deseja uma consulta? Então fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: